Quando estamos a aprender inglês, é comum praticarmos os conteúdos através de expressões do cotidiano. Porém, esquecemo-nos de treinar a língua no lugar onde passamos maior parte do tempo (e que agora é o nosso lugar permanente): a nossa casa! A receita é simples, para aprender inglês em casa, precisa ter muita disposição, vontade e organização! Vamos lá espreitar alguns dos desafios que propomos para si.

 

1º Desafio

Aprender o Inglês em casa - DicionárioAdultos: Com o auxílio de um dicionário (ou de um aparelho eletrónico) treinar o nome das divisões da casa, utensílios, mobília, roupa, entre outros. Fazer uma lista dos mesmos e sempre que necessitar dizer o nome do objeto, deverá dizê-lo em inglês. Saber descrever as partes da casa, memorizar algum vocabulário e treinar com aquilo que a nossa casa nos dá é uma ótima opção para aumentarmos a nossa fluência na língua.

Crianças: Com as crianças é possível introduzir palavras e expressões em inglês no dia a dia. É muito fácil cultivar esse hábito e, dessa forma, vão aprendendo e repetindo as expressões usadas. Palavras como: Good morning, please, thank you, I’m sorry, excuse me … serão essenciais para tornar a aprendizagem do inglês não como uma tarefa, mas como o seu ambiente natural.

 

2º Desafio

Aprender o Inglês em casa - Ver filmesAdultos:

Esta dica, poderá parecer um cliché, mas é realmente importante, ver filmes e séries sem legenda! Ter um filme com legendas em português só vai fazer com que o foco para a língua se perca ao ter a tendência de estar com atenção às legendas em português. Através de gestos e do contexto é possível perceber o desenrolar do filme, treinar a audição e absorver conteúdo sem se dar conta.

Crianças: No caso das crianças, uma boa forma de aprender inglês com filmes animados é vê-los sempre com o áudio em inglês. Terão de ser filmes, séries ou programas que lhes capte a atenção e assim, fazer com que associem a palavra à ação, permitindo a aquisição mais fácil da língua. Para além de ser super divertido!

 

3º Desafio

Aprender o Inglês em casaAdultos: Com as músicas, já é um processo diferente em relação aos filmes e séries, pois, de forma a aprender melhor com as canções, deverá ouvi-las seguindo a letra. Na maior parte das vezes, cantamos a canção sem nos apercebemos do que estamos a cantar, apenas nos deixamos levar pela melodia. Mais tarde, percebemos que nos lembramos da música, mas não da letra. Ao cantarmos com a letra vamos treinar a nossa dicção em conjunto com a aquisição de conteúdo.

Crianças:  Cantar músicas estimula vários aspetos da linguagem, como o aumento do vocabulário, compreensão, atenção e discriminação auditiva. Dessa forma, a música também é uma das melhores maneiras de introduzir outra língua a uma criança. Mesmo que não entenda todas as palavras, os gestos e a melodia estimulam a mesma para cantar. Com a constante repetição de canções e uso de gestos a criança vai aos poucos assimilando o novo vocabulário e treinando a pronuncia dos novos fonemas e palavras.

Compartilhe este post sobre: