fbpx

Congresso Escolha Educar

Educação como fator para a Inovação Social

Congresso Escolha Educar

O que é o Congresso Escolha Educar?

O Congresso Escolha Educar, promovido pela Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha, destaca-se como um congresso multidisciplinar que promove a troca de ideias e boas práticas educativas. Nas últimas duas edições, o evento contou com a participação de destacados oradores, incluindo Ariana Cosme, Carlos Neto, José Pacheco, entre outros.

Ao longo das edições anteriores, o Congresso Escolha Educar atraiu mais de 350 participantes, abrangendo profissionais dos setores público e privado, como professores, educadores, vereadores de educação, presidentes de câmaras, diretores de agrupamento de escolas, diretores de colégios privados, além de alunos, entre outros.

Destacando a sua forte vertente solidária, é relevante ressaltar que todo o lucro gerado pelo congresso será integralmente revertido para associações de caridade. Esta iniciativa contribui não apenas para o enriquecimento do conhecimento educativo, mas também para apoiar causas sociais relevantes.

Oradores Convidados

Orlando Rodrigues

Vereador da Educação da Câmara Municipal de Valongo

Orlando Rodrigues é professor, com Mestrado em Administração Escolar. Exerceu funções de Diretor do Agrupamento de Escolas de Campo e de representante eleito dos docentes do Ensino Básico no Conselho Municipal de Educação.

Foi presidente da Assembleia de Freguesia de Campo, membro da Assembleia Municipal de Valongo e da Assembleia Metropolitana do Porto.

Exerce funções de Vereador na Câmara Municipal de Valongo, tendo assumido os pelouros da Educação, Juventude e Desporto.

Filinto Lima

Presidente Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas

Licenciado em Direito, professor, detém pós-graduação em administração e gestão escolar, membro do órgão conselho executivo/direção executiva há 25 anos, 18 dos quais como presidente/diretor. É Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia (Prémio de Escola 2012 – Mérito Institucional, Louvor n.º 272-C/2013), piloto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Membro da Comissão Externa de Acompanhamento do Mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta, para o ano letivo 2019/21; membro da comissão de stakeholders do Centro de Investigação & Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; membro da Comissão de Auto Avaliação (entidade externa) do Mestrado em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; membro do conselho consultivo de Building the Future: ativar Portugal – Build Brighter Futures. Microsoft Portugal.

Integrou durante 2 mandatos o Conselho das Escolas (órgão consultivo do Ministério da Educação) e é Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas. Colaborador assíduo do Público, TSF, Jornal de Notícias e outras publicações, com artigos sobre Educação. Autor e coautor de dois livros: “Memórias de Um Presidente de Conselho Executivo” e “Movimento Associativo – Um Património de Oliveira do Douro”.

Joana Rebelo

Cofundadora da Escola Montessori do Porto e Guia Montessori para crianças de 3 a 12 anos

Guia Montessori AMI 3-6 e Cofundadora da Escola Montessori do Porto.

Após ter terminado a sua formação em Psicologia, fez um projeto de voluntariado no Equador. Foi lá que conheceu a Rebecca e o Maurício Wild e descobriu a pedagogia Montessori como grande influência do seu trabalho.

De regresso a Portugal, iniciou o curso Guia Montessori para crianças de 3 a 6 anos.

Alberto Rocha

Presidente da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS)

Licenciado em Psicologia. Doutorando em Ciências da Educação, especializada em Psicologia da Educação. Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Especialista em Psicologia da Educação, Necessidades Educativas Especiais e Intervenção Precoce da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Alberto Rocha é o Presidente da Direcção da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (A.N.E.I.S), sendo também Coordenador do Programa de Enriquecimento nas Áreas de Aptidão, Interesse e Socialização (P.E.D.A.I.S), pelo qual é responsável a Delegação do Porto e Gondomar e, finalmente, é o director da revista científica & Sobredotação

O Dr. Alberto Rocha liderou o Projecto de Identificação de Dons e Talentos nos Estudantes do 1º Ciclo (PISTA|1). É o representante da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA) em Portugal. Rocha é membro do conselho editorial da revista científica digital nas disciplinas de Psicologia e Educação, Talíncrea: talento, inteligência e criatividade. É também membro do Grupo de Investigação sobre Reconhecimento, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), bem como membro do Conselho Europeu de Alta Capacidade (ECHA) e do Conselho Mundial para Crianças Dotadas e Talentosas (WCGTC). Dr. Alberto Rocha faz parte do grupo de investigação do CIEd – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Carlos Neto

Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana

É um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças. Para este professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL), brincar é um assunto muito sério. Por essa razão, o trabalho de investigação académica que tem vindo a desenvolver há quase cinco décadas centra-se sobretudo no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança, na independência de mobilidade em crianças e jovens e no bullying nas escolas.
É um dos membros fundadores da cooperativa de ensino «A Torre», onde trabalha desde 1972 com crianças dos 3 aos 10 anos, no âmbito do jogo e motricidade infantil. Esse trabalho engloba a formação teórica e prática dos alunos da FMH, tanto das diversas licenciaturas como de mestrados e doutoramentos. Em paralelo, orienta diversos projetos de investigação e intervenção comunitária e colabora com um leque alargado de entidades e autarquias.
A sua vastíssima experiência faz do professor Carlos Neto uma presença assídua nos meios de comunicação social. Considera que as crianças devem ter liberdade de brincar e de explorar a Natureza, de subir às árvores e mexer em terra e lama para poderem desenvolver-se de forma saudável.

Daniela Ferreira - Congresso Escolha Educar

Daniela Ferreira

Coordenação do Observatório de Vida das Escolas (OBVIE)

Daniela Ferreira é doutorada em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde também é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE).

Integra a coordenação do Observatório de Vida das Escolas (OBVIE) e da comunidade de prática de investigação “Ensino e Inovação Pedagógica”, do CIIE-FPCEUP.

As suas áreas de interesse são a inclusão, a inovação, as práticas pedagógicas inovadoras e a avaliação das aprendizagens e é neste sentido que tem desenvolvido o trabalho no campo da formação de professores e consultoria a diferentes municípios e estabelecimentos de ensino, nomeadamente escolas TEIP e PPIP.

David Rodrigues

Conselheiro do Conselho Nacional de Educação e Fundador da ONG Pró-Inclusão

Professor de Educação Especial, obteve o doutoramento na Universidade de Lisboa. Lecionou em universidades portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático.

Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos Humanos e Inclusão Social e Educativa. É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade. É fundador da ONG Pró-Inclusão, foi seu Presidente (2008-2020) e é diretor da Revista “Educação Inclusiva”.

Recebeu em 2017 o “Prémio de Excelência de Liderança Internacional” pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA), em 2020 foi galardoado com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República e em 2023 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública.

É membro, desde 2015, do Conselho Nacional de Educação.

Louise - Congresso Escolha Educar

Louise Lima

Coordenação da comunidade de práticas “Ensino e Inovação Pedagógica”

Louise Lima é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Professora Adjunta convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Professora Auxiliar na Universidade Lusófona. É investigadora pós-doutoral em Formação de Professores e Estudos Curriculares (CeiED –  Universidade Lusófona); Doutorada em Ciências da Educação (Universidade do Porto), Mestre em Ensino da Matemática (UFRJ) e Licenciada em Matemática (UFRJ). É Perita na Avaliação Externa das Escolas pela Inspeção Geral da Educação. Tem contacto privilegiado com diferentes escolas distribuídas por todo o território português através do trabalho de intervenção, consultoria e formação que realiza a pedido de diferentes Municípios, Escolas, Centros de Formação e Universidades, de Portugal e no estrangeiro. Além disso, tem participado, a convite da Direção Geral da Educação, em diversas iniciativas nacionais. Está envolvida em diversos projetos nacionais e internacionais. A relação entre a investigação e o trabalho com as escolas justificam as últimas publicações e a participação em diversas conferências no campo da Formação de Professores, dos Estudos Curriculares, da Gestão e organização do trabalho pedagógico e Inclusão.

Sofia Ramalho - Congresso Escolha Educar

Sofia Ramalho

Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)

Sofia Ramalho, concluiu a sua formação em Psicologia  e realizou Mestrado Científico pré-Bolonha em Intervenção Psicológica com crianças e jovens, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, e Especialista Avançada em Intervenção Precoce e em Necessidades Educativas Especiais.

Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP),  é responsável política pela pasta da Educação. Tem apresentado comunicações profissionais e científicas, nomeadamente nas áreas da educação e intervenção psicológica em contexto educativo, inovação educativa, e saúde psicológica e bem-estar. É autora de artigos publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais.

Programa Escolha Educar

Inscrições no Congresso

Valongo

Abril

20 Euros

Parceiros

Congresso Escolha Educar - Múltipla Escolha
Congresso Escolha Educar - KeepUp

Como chegar ao Fórum Cultural Vallis Longus

De Automóvel

  • Avenida 5 de Outubro, N.º 72 | 4440-503 Valongo | Portugal – Coordenadas: 41.1903601 ; -8.4976317

 

De Transportes Públicos

As seguintes linhas têm rotas que passam perto de Fórum Cultural Vallis Longus

  • Autocarro Autocarro:

STCP – 700: Bolhão – Campo/ Valongo

STCP – 705: Hosp. São João – Valongo

VALPI – 94: Bolhão – Campo/ Valongo

VALPI – 61: Matosinhos – Valongo

RESENDE – 107: Matosinhos – Valongo

RESENDE – 121: Matosinhos – Sobrado

PACENSE – 64: Alfena – Valongo

  • Comboio Comboio:

CP – Linha Azul: Porto – Penafiel

CP – Linha Azul: Porto – Caide