O Centro de Acolhimento “Mãe d’ Água” é uma das valências da Irmandade da Santa casa da Misericórdia de Valongo. A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Valongo, é uma associação de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica, com o objectivo de praticar a solidariedade social, concretizada nas obras da Misericórdia e de realizar actos de Culto católico de harmonia com o disposto no seu compromisso.

A Irmandade constituída por tempo ilimitado tem a sua sede na Cidade de Valongo e exerce a sua acção no concelho de Valongo.

Embora o seu campo de acção possa transcender as áreas da chamada Segurança Social, aos fins que, de modo principal prosseguirá, serão efectivamente, o apoio à família e a protecção à infância e à velhice, através da criação de lares, centros de dia, creches e jardins-de-infância, não esquecendo o apoio domiciliário, e ainda a promoção e protecção da saúde.

Mãe d´agua - Congresso Escolha Educar
Mãe de água - Atividades - Congresso Escolha Educar
Mãe d´água - Praia
Campos de Férias - Mãe d´água

Os Centros de Acolhimento Temporários são estruturas que têm por finalidade o acolhimento de crianças e jovens, no sentido de lhes proporcionar estruturas de vida tão próximas quanto possível às famílias, de forma a garantir os cuidados adequados às suas necessidades e lhes proporcionar condições que permitam a sua educação, bem-estar e desenvolvimento integral.

O Centro de Acolhimento “Mãe d’ Água” destina-se a acolher crianças e jovens de ambos os sexos em situação de perigo com idades compreendidas entre os 0 (zero) meses e os 14 (catorze) anos que residam ou se encontrem em território nacional, priorizando as crianças do concelho de Valongo e do Distrito do Porto.

Objetivos específicos:

  1. Respeitar a individualidade e privacidade das crianças e jovens;
  2. Acompanhar e estimular o seu desenvolvimento físico e intelectual bem como a aquisição de normas e valores;
  3. Garantir, com recurso aos serviços de saúde locais, os cuidados necessários a um bom nível de saúde, particularmente nos aspectos preventivos e de despiste de situações anómalas;
  4. Proporcionar uma alimentação saudável qualitativa e quantitativamente adequada às respectivas idades;
  5. Assegurar os meios necessários à sua formação escolar em cooperação estreita com a família e escola;
  6. Criar, tendo em conta os recursos do meio, as condições para a ocupação dos tempos livres, de acordo com os interesses e potencialidades das crianças.

 

Desta forma, a intervenção no Centro de Acolhimento Mãe d’ Água é orientada por pressupostos que permitam a promoção dos valores essenciais, assim como a interiorização do conceito da família e aceitação da sua história de vida.

Compartilhe este post sobre: