fbpx

Xadrez para Crianças

Xadrez para Crianças - Pequenos Pensadores

Pequenos Pensadores

Xadrez para Crianças

O Xadrez para as crianças é uma ferramenta para que as crianças trabalhem, de forma lúdica, aspetos da sua formação pessoal, social, cultural. É na sua abrangência que verificamos a importância para o desenvolvimento das crianças. Através de um estudo realizado pela Cooperativa M.E., foi possível validar cientificamente os benefícios associados ao ensino de xadrez em crianças do 1º ciclo.

Matemática - Xadrez para crianças
Xadrez para crianças - aula

Como são as aulas de

Xadrez para Crianças?

A melhor forma de aprender é ensinar, portanto pretende-se que os nossos alunos tenham vontade de transmitir a mensagem, elevando o jogo de xadrez a um nível superior onde possam envolver todos os que os rodeiam.

Neste momento somos a única entidade nacional que passa por uma validação científica dos benefícios associados a este projeto inovador que é o Xadrez para crianças.

Xadrez para Crianças - Sucesso Escolar

Principais benefícios da

Xadrez para Crianças

Ensina a saber perder

Como em qualquer jogo, no xadrez existem vencedores e derrotados. No entanto, é graças ao ambiente cordial em que a partida de xadrez é disputada entre duas crianças, que a derrota é assimilada de modo mais pacífico. Além disso, quem perde tem mais consciência do esforço que fez para vencer o jogo de Xadrez.

Potência o raciocínio lógico

O Xadrez exige que a criança consiga prever várias jogadas antecipadamente. As crianças podem fazer simulações mentais dos seus movimentos e de como o seu adversário irá reagir. Para isso, o seu conhecimento deve ser amplo, para que haja capacidade de encontrar os melhores movimentos das peças. Isso força a criança a raciocinar e a ter concentração.

Trabalha a paciência

As crianças querem sempre fazer várias coisas ao mesmo tempo. Estão num período da sua vida em que sentem curiosidade em descobrir tudo o que as rodeia. O jogo de Xadrez trabalha a paciência é fundamental neste jogo. Aguardar pelo movimento do adversário é saber dar uma hipótese para que o seu adversário dê o melhor de si.

O xadrez ajuda a desenvolver a criatividade

É costume dizer que a personalidade de uma pessoa é refletida no seu jogo de xadrez. Uma pessoa tímida e passiva pode jogar de forma mais reservada enquanto uma pessoa extrovertida e sociável pode ser um atacante ousado. O lado maravilhoso do xadrez é que há lugar para os estilos e personalidades de todos. Da tua maneira pessoal, tu podes mostrar a tua criatividade no tipo de lances, planos, e táticas que jogas no tabuleiro.

Pedido de Informações

  • Termos e Condições

Ver mais Atividades