Torneio de MULTI CHESS

Torneio MULTI Chess

Não Fique a Ver o Rei Passar

Torneio de Xadrez

Este ano iremos realizar o nosso segundo torneio “fora de portas”, ou seja, fora das instituições de ensino.

Em parceria com o MarShopping e com a Câmara Municipal de Matosinhos, a Cooperativa M.E. irá realizar o Torneio  “MULTI CHESS – Não fique a ver o Rei Passar”.

Este torneio irá contar com mais de 200 participantes e surge como desafio aos alunos para demonstrarem as suas estratégias de jogo a toda a comunidade.

Este Torneio realiza-se no dia 22 de  Fevereiro no Atrium do MarShopping  no horário entre as 10h00 às 18h00.

Teremos ainda um espaço aberto para workshops e aulas para toda a comunidade que deseje experimentar o jogo de xadrez das 13h00 às 15h00 e das 18h00 às 20h00.

Galeria

Regulamento do Torneio MULTI Chess

Organização: O Torneio é organizado pela Cooperativa Múltipla Escolha com o apoio do Mar Shopping e Câmara Municipal de Matosinhos.

Direção e Arbitragem: A equipa de júris é constituída por professores da Cooperativa Múltipla Escolha.

Data e Local do Torneio

O torneio será realizado no dia 22 de Fevereiro de 2020 no Atrium do Marshopping (Piso 0, Entrada do IKEA).

Público Alvo

Este evento destina-se a todos os alunos do MULTI Chess do 1º Ciclo dos  Agrupamentos de Escolas Abel Salazar, Senhora da Hora, Óscar Lopes, Perafita, Padrão da Légua e Eng. Fernando Pinto Oliveira.

Horário

Os alunos que têm xadrez pela primeira vez (Nível I) serão da parte da manhã, das 10h00 às 13h30.
Os alunos que têm xadrez pelo segundo e terceiro ano consecutivo (Nível II e III) serão da parte da tarde das 15h00 às 18h30.

Inscrições do Torneio

As inscrições serão realizadas através do nosso site: www.cooperativame.pt/torneiomultichess. Este torneio tem limite de inscrições e as inscrições serão consideradas válidas por ordem de chegada.

Quando o limite de inscritos estiver completo, continuaremos a aceitar inscrições, mas estas irão ficar em lista de espera.

Sistema de Jogo

Inicialmente haverá uma primeira fase de grupos, sorteada aleatoriamente, em que cada jogador irá realizar uma partida com cada adversário do seu grupo e obter o máximo de pontos.

Do 1º ao 4º ano de escolaridade, passarão aos oitavos de final os 2 primeiros jogadores de cada grupo, ou seja, os que acumularam mais pontos no fim da primeira fase: Vitória = 3  | Pontos Empate = 2 pontos | Derrota =1 ponto.

Quando o jogo acabar cabe ao vencedor da partida levantar a mão e aguardar em silêncio até o júri confirmar a vitória. É da responsabilidade dos júris atualizar a ficha de verificação de cada jogo.

Todos os jogos terão a duração de 10 minutos.

  • É considerado vitória quando o jogador faz xeque-mate ou o tempo do relógio do adversário chegar ao fim (0:00) com vantagem de material suficiente para dar xeque-mate.
  • É considerado empate quando houver “Rei Afogado”, “Regra dos 5 Movimentos”, “Insuficiência de Material”, ou o tempo do relógio chegar ao fim (0:00) e o jogador adversário não tiver material suficiente para dar xeque-mate.

Os critérios de desempate (no caso de igual número de pontos entre dois ou mais jogadores no final da primeira fase) são enumerados pela seguinte ordem:

  1. Passará aos oitavo o jogador que obtiver maior número de vitórias;
  2. Passará aos oitavos o jogador que obtiver vitória em confronto direto;
  3. Passará aos oitavos quem obteve vitória ao jogador com maior pontuação do grupo;
  4. Em último caso, será feita uma ou mais questões das quais sairá vencedor o jogador que responder mais rápido e corretamente.

Falta de comparência

Serão eliminados os jogadores que não comparecerem ao torneio. Ao adversário do jogador que faltar será atribuída vitória direta.

Prémios do Torneio

O 1o, 2o e 3o lugar receberão uma medalha, juntamente com um diploma de participação. Os restantes participantes receberão um diploma de participação. A entrega de prémios será feita no final da parte da manhã para o Nível I e da parte da tarde para o Nível II e III.

Em todos os jogos são aplicadas as Leis do Jogo de Xadrez aprovadas pela Federação Portuguesa de Xadrez com as adaptações previstas pela organização, que se encontram no presente Regulamento.