Expressão Musical

Orientações para o planeamento de aulas

Segundo a Pedagogia Musical Wuytack, o conceito de música representa a totalidade da palavra (expressão verbal), do som (expressão musical) e do movimento (expressão corporal). Assim, a aprendizagem começa pela experiência musical: ouvir, cantar, tocar, dançar, mimar, improvisar, criar.

A proposta é trabalhar os princípios pedagógicos fundamentais de atividade, criatividade e comunidade.

A atividade como base da experiência musical, a capacidade criadora, estimulada através da improvisação e uma educação musical em grupo, acessível a todas as crianças. Conforme as suas capacidades, todas contribuem para o grupo, ajudando-se mutuamente, desenvolvendo a sociabilidade e partilhando o prazer de fazer música” (Jos Wuytack, 2018).

Expressão Musical - Musicas
Expressão Musical - Música para crianças
Expressão Musical - Música para crianças

Audição Musical

  • Desenvolver o sentido estético, através da audição de diferentes exemplos musicais recorrendo a repertório de diferentes estilos e períodos da história da música;
  • Proporcionar uma vivência musical alargada aos vários contextos regionais e cultuais, como forma de valorizar as identidades e diversidades;
  • Explorar conceitos musicais: timbre, intensidade, duração, altura e forma musical;
  • Associar movimentos corporais ou rítmicos a diferentes temas ou frases.

Expressão Vocal

  • Reconhecer que a voz é um instrumento essencial e um meio natural de expressão e comunicação;
  • Memorização de lengalengas;
  • Exploração vocal com diferentes propriedades do som: altura, intensidade, duração, andamento e timbre;
  • Explorar o texto e as melodias através de vocábulos e de frases curtas, progredindo até à interpretação integral da canção;
  • Recorrer a imagens, fantoches e/ou gestos alusivos ao tema abordado.

Prática Instrumental

  • Recorrer aos instrumentos de percussão orff ou objetos sonoros;
  • Desenvolver diferentes domínios musicais: ritmo, melodia e harmonia;
  • Exploração instrumental com diferentes propriedades do som: intensidade, andamento e altura (definida ou indefinida;
  • Desenvolver a noção de pulsação regular e, posteriormente, reproduzir ostinatos rítmicos/melódicos.

Expressão Corporal

  • Reconhecer o corpo e o meio através de jogos de expressão corporal, facial, oral, imitação, mímica e dramatização;
  • Desenvolver noções de mobilidade/imobilidade, movimento no espaço e formas de deslocação (roda ou fila);
  • Memorizar coreografias do repertório tradicional infantil, regional ou popular;
  • Explorar o corpo como fonte sonora através da percussão corporal;
  • Exploração gestual das canções (mímica) ou utilizar fantoche para desenvolver a interação e a dramatização;
  • Relaxamento.

Compartilhe este post sobre: